Se vencer a Caldense vai a vice-liderança e, em caso de vitória do CAP, o time grená entra no G4
Fotos: Reprodução|Rede Hoje TV
Os dois últimos encontro entre Caldense e Patrocinense, em Poços de Caldas, deu Patrocinense
Por Luiz Antônio Costa
A sétima rodada do Campeonato Mineiro já começou com vitoria do América(novo líder da competição) sobre o Tombense por 2 a 1, com o patrocinense Ademir marcando de novo. A rodada continua na manhã deste domingo (1º), às 10h30, em Poços de Caldas, quando Caldense e Patrocinense se enfrentam no Estádio Doutor Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, com transmissão pela “Equipe Versátil” da Rádio Capital FM. O CAP tenta manter um tabu de 27 anos, onde praticamente todos os jogos entre as duas equipes em Poços, o time grená venceu quase sempre.
A Caldense vem de vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, em pleno Mineirão e ocupa a 3ª posição no estadual com 13 pontos na tabela de classificação. Se vencer o CAP, pode chegar à vice-liderança do campeonato, apenas atrás do América_MG. Até agora tem 100% de aproveitamento nos jogos no Ronaldão.
O Patrocinense está a 6ª colocação com oito pontos e vem de empate em casa por 1 a 1 diante do Cruzeiro. A vitória em Poços de Caldas pode colocar o time Grená no G-4, mas precisa vencer fora de casa, poisa ainda não venceu até aqui no Mineiro.
O tabu começou em fevereiro de 1993, quando o Patrocinense bateu à Caldense em Poços por 1 a 0. Foto: Arquivo Revista Presença|Rede Hoje
TABU ANTIGO. Assim como o Atlético MG sempre tem problemas quando enfrenta o Botafoto; e o Cruzeiro quase sempre perde para o Fluminense e o São Paulo, o CAP tenta manter o tabú positivo de 27 anos. Sempre deu muito trabalho à Caldense. E nos dois últimos anos não foi diferente. Na volta a primeira divisão, em 2018, o CAP venceu a Caldense por 2 a 0, em plenos Ronaldão no dia 18 de fevereiro daquele ano. No dia 27 de janeiro do ano passado, repetiu-se o placar, Patrocinense 2, Caldense zero. Pra não dizer que o tabu é recente, em 1993, depois de um péssimo primeiro turno na Supercopa do Mineiro, o CAP fez um brilhante segundo turno e saiu da lanterna para o quinto lugar, ficando nove jogos sem perder. Enfrentou a líder Caldense em Poços de Caldas, e venceu por 1 a 0, gol de Messias. Welington Fajardo era o goleiro grená. Depois desse jogo em Poços, o CAP voltou a jogar no Pedro Alves – a pedido do então técnico Ciro Luiz e do preparador Hamilton Torrão – porque o time estava jogando melhor no campo maior. Estava usando o Júlio Aguiar até então.
Até agora Veterana faz seu melhor início de estadual desde 1974. O auxiliar técnico Guga conversa com o técnico Marcus Paulo Grippi durante treino no CT (Foto: Renan Muniz / Caldense)
COMO ESTÃO OS TIMES.
A VETERANA. Até agora Caldense faz seu melhor início de estadual desde 1974. O time, comandado pelo técnico Marcus Grippi, não terá o lateral-esquerdo Rafael Rosa, que cumpre suspensão automática e pode ter desfalques: o lateral-direito Filipe Sousa e o atacante Artur. Ambos sentiram o tornozelo na partida contra o Atlético-MG. Além deles, treinador não poderá ter o zagueiro Victor Françoso e o lateral-esquerdo Verrone que continuam com tratamento no joelho. Sem Rafael Rosa e Verrone, o técnico Marcos Grippi não tem outro lateral-esquerdo no elenco e deve improvisar o zagueiro Morais.
Mas, a Caldense conta com a volta do atacante Luan Costa e do zagueiro Jonathan Costa que cumpriram suspensão automática na última rodada.
Os treinos do CAP foram muito "pegados" esta semana
O CAP. Já o Clube Atlético Patrocinense terá uma missão muito difícil: vencer a primeira fora de casa no Campeonato Mineiro. `Porém, o time Grená venceu o adversário deste domingo em 2018 e 2019, ambos por 2 a 0, no Estádio Ronaldão – onde acontecerá o jogo. O CAP, que vem de um empate injusto em casa contra o Cruzeiro – e poderia ter vencido, já que estava à frente do placar até 48’30” do segundo tempo -, está sexta colocação, com oito pontos em seis rodadas.
Técnico Thiago Oliveira|CAP
O técnico Thiago Oliveira comandou treinos próximos ao horário do jogo durante toda a semana. Na sexta, por causa das chuvas, teve que adaptar um treino no Ginásio José Cabrera, no bairro São Vicente, na base do futsal, quando a equipe foi dividida em quatro.
O zagueiro Alisson não joga, cumpre suspensão automática. Em compensação, Thiago Oliveira conta com a volta de Betão ao time titular ao lado de Felipe Gregori. Júlio Pacato também não fica nem no banco porque está suspenso. David, Ian Barreto e Jayme estão no banco, porém, se entrarem deve ficar atentos, pois estão pendurados com cartões amarelos.
PROVÁVEIS TIMES.
A. A. CALDENSE: Alyson; Filipe Souza, Jonathan, Lucas Mufalo e Morais;Daniel, Franklin, Natan e João Víctor; Artur e Luan Costa. Técnico: Marcos Paulo Grippi
C.A. PATROCINENSE: Thiago Passos; Marcelo, Betão, Felipe Gregori e Pedro Rosa; Léo Costa, Alemão e Diego Luiz; Rodney, Paulo Renê e Giba. Técnico: Thiago Oliveira
ARBITRAGEM: Felipe Fernandes de Lima apita auxiliado por Frederico Soares Vilarinho e Marcyano da Silva Vicente. O quarto árbitro é Gabriel Murta Barbosa Maciel.
TRANSMISSÃO: O jogo começa às 10h30, mas Rádio Capital FM estará com a transmissão a partir das 10h. O streaming do Globo Esporte transmite o jogo ao vivo.
Ademir - que a torcida do CAP chama de Ademito(pois, é de Patrocíno e jogou brilhantemente, três campeonatos pelo CAP) fez um dos gols e junto com Rodolfo, já são artilheiros do Mineiro, com quatro gols cada.
JOGOS DA RODADA. Um jogo já foi realizado neste sábado(29), o América bateu o Tombense, no Independência em BH, por 2 a 1 e assumiu a liderança do Campeonato Mineiro. No duelo que valeu a liderança do Campeonato Mineiro, o Coelhão levou a melhor. Neste sábado, a equipe americana venceu o Tombense-MG, por 2 a 1, na Arena Independência, pela 7ª rodada da competição estadual. Os gols do triunfo foram de Ademir e Rodolfo, artilheiros do Mineiro, com quatro gols cada.
Veja os demais jogos da 7a rodada:
CLASSIFICAÇÃO: Veja como está a classificação, já computado o jogo América 2, Tombense 1.